VISUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O LAB HUMANIX COMO FERRAMENTA DE APOIO À BNCC

  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê, para o Ensino Fundamental e Médio, o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à compreensão dos fenômenos naturais por meio da experimentação, da investigação e da aplicação de conceitos científicos em contextos reais (BRASIL, 2018). 

Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos que otimizem a visualização e a experimentação no ensino de Ciências é indispensável, principalmente em instituições que enfrentam dificuldades estruturais. O Lab Humanix, apresenta-se como uma solução completa, uma vez que atende a essas demandas e está totalmente alinhada às diretrizes da BNCC.

  Com interface interativa e possibilidade de estudo de exames reais, a Mesa permite a visualização tridimensional de estruturas anatômicas, a exploração de lâminas histológicas e a navegação por imagens de radiologia e tomografia. Essa abordagem fomenta a aprendizagem ativa e a construção de conhecimentos científicos, aproximando o estudante da realidade clínica e biológica com alto grau de fidelidade (Estai; Bunt, 2016). Adicionalmente, ela oportuniza simulações e estudos de caso, elementos centrais nas metodologias investigativas recomendadas pela BNCC.

  A formação docente contínua é igualmente contemplada, pois o modelo de contratação da Mesa é de Plataforma como Serviço (PaaS), incluindo capacitação, acompanhamento pedagógico e suporte técnico. Isso permite que o corpo docente utilize a ferramenta não apenas como recurso visual, mas também como mediador de práticas investigativas e interdisciplinares no ensino de Ciências, conforme defendido por Valente (2008), ao destacar o papel da tecnologia na mediação cognitiva do processo de ensino-aprendizagem.

  Em contextos educacionais com limitação de laboratórios físicos, o Lab Humanix contribui para ampliar as possibilidades de ensino experimental, promovendo o desenvolvimento de competências como análise crítica e resolução de problemas – eixos estruturantes da BNCC. Ao integrar imagem, conteúdo científico e tecnologia educacional, a ferramenta colabora efetivamente para o fortalecimento das práticas pedagógicas investigativas e inclusivas no ensino de Ciências.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 jul. 2025.

ESTAI, M.; BUNT, S. Best teaching practices in anatomy education: A critical review. Annals of Anatomy, Amsterdam, v. 208, p. 151–157, 2016.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012.

VALENTE, J. A. Formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 191–204, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu. Acesso em: 10 jul. 2025.