APRENDIZADO TRIDIMENSIONAL E ENGAJAMENTO: A MESA DIGITAL DE ANATOMIA COMO FERRAMENTA PARA METODOLOGIAS ATIVAS

  No contexto dos espaços educacionais brasileiros tem ocorrido um processo de crescente valorização de metodologias ativas, o que impulsiona a adoção de tecnologias digitais que favorecem o tratamento do aluno como protagonista em práticas pedagógicas. O Lab Humanix surge, no campo da Anatomia, como uma solução completa e inovadora para instituições de ensino privado que buscam modernizar suas práticas e responder às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  Dotada de funções que incluem tridimensionalidade, interatividade e capacidade de personalização de modelos anatômicos, esta ferramenta possibilita que estudantes do Ensino Fundamental II e Médio compreendam, de forma visual e palpável, estruturas e processos biológicos complexos, como os sistemas cardiovascular, respiratório e digestório. Conforme apontam Estai e Bunt (2016), a visualização a partir de várias dimensões de estruturas anatômicas potencializa a retenção de conteúdos e estimula o raciocínio espacial, contribuindo para o engajamento dos alunos. A possibilidade de manipular modelos em tempo real permite a aplicação efetiva de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o ensino investigativo, imprescindíveis para o desenvolvimento do pensamento científico e crítico.

  Além da visualização anatômica, o Lab Humanix oferece recursos para trabalhar histologia e radiologia, ampliando as possibilidades de interdisciplinaridade e aprofundamento de conteúdos de Ciências e Biologia. Em contextos nos quais o uso de cadáveres ou peças biológicas vem determinando contrapontos e encontrando uma série de impedimentos — por razões legais, éticas ou estruturais —, a mesa representa uma alternativa segura e sustentável para o ensino anatômico, conforme ressaltam Dyer e Thorndike (2000).

  A proposta pedagógica da solução Humanix, garante para além do fornecimento do equipamento, a formação docente, acompanhamento técnico e materiais didáticos integrados. Esse suporte contínuo contribui para a apropriação plena da tecnologia pelas instituições, promovendo práticas pedagógicas coerentes com os princípios de equidade, acessibilidade e inovação. A Mesa, neste sentido, atua como um catalisador de mudança metodológica nas escolas privadas, principalmente aquelas que desejam se diferenciar em um cenário educacional competitivo.

  Dessa forma, o Lab Humanix não apenas pode modernizar os currículos de escolas privadas, mas também contribui para que elas alcancem um papel protagonista na construção de ambientes de aprendizagem mais inclusivos, dinâmicos e plenamente alinhados às exigências da educação contemporânea.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 21 jul. 2025.

DYER, G. S.; THORNDIKE, M. E. Quidne mortui vivos docent? The evolving purpose of human dissection in medical education. Academic Medicine, v. 75, n. 10, p. 969–979, 2000.

ESTAI, M.; BUNT, S. Best teaching practices in anatomy education: A critical review. Annals of Anatomy, v. 208, p. 151–157, 2016.

YAMMINE, K.; VIOLATO, C. A meta-analysis of the educational effectiveness of three-dimensional visualization technologies in teaching anatomy. Anatomical Sciences Education, v. 8, n. 6, p. 525–538, 2015.